sábado, 19 de julho de 2014

Começou a campanha em São Francisco de Itabapoana

Candidato Lindberg Farias ao governo do Estado do Rio, é o primeiro a visitar São Francisco.
Depois que começou o período da campanha eleitoral nas ruas e na internet, no dia 6 de julho, o senador Lindberg Faria foi o primeiro candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro a visitar o município sanfranciscano.

O candidato da Frente Popular (PT, PV, PSB e PCdoB) ao Palácio Guanabara, visitou o município de São Francisco de Itabapoana na sexta-feira, 18, e, fez uma caminhada com sua comitiva pela Avenida Vereador Ednites da Silva Viana, no centro da cidade,  cumprimentando e conversando com os eleitores. Ao retornar à Praça de São Francisco de Paula concedeu uma rápida entrevista ao Blog do Paulo Noel.


Entrevista

Blog: Senador Lindberg Farias. O senhor acha que a pesquisa atrapalha? Confia em pesquisa, ou  ignora?

Lindberg Farias: A pesquisa é boa pra mim. Veja bem: o Garotinho e Crivella saíram com 24%, Pezão 14% e eu com 12%. Só que eu não sou muito conhecido e você sabe que isso é o que vale. O Garotinho já foi governador e eu sou o candidato que tem mais condições de crescer, porque hoje só uma parte do eleitorado me conhece. Você é aqui de São Francisco e sabe. Vai perguntar para várias pessoas e tem gente que me conhece, que votou em mim para o Senado. Porém, a maior parte não me conhece.

Blog: O senhor acha que pode reverter este resultado?

Lindberg Farias: Claro. Quando começar o horário eleitoral na televisão, pode escrever o que estou dizendo. Em quinze dias nós estaremos em primeiro lugar. Nós vamos crescer muito.

Blog: No Brasil, centenas de obras inacabadas representam um monumento ao desperdício do dinheiro público. Qual a sua opinião sobre governos eleitos que não dão continuidade as obras de seus antecessores?

Lindberg Farias: Isso é a pior coisa do mundo. Os governantes deveriam ser obrigados a dar continuidade ao que foi iniciado. Você sabe o que tenho falado sempre? Por exemplo: os CIEPS do Brizola que é uma coisa que eu tenho batido, foi uma pena os governos terem interrompidos. O Brizola conseguiu construir com Darcy 503 CIEPS e eu quero voltar com este projeto, o CIEP do século XXI, porque nós temos que cuidar da nossa juventude. Ensino técnico profissionalizante, alta tecnologia isso, para que a nossa juventude consiga ter os bons empregos que serão criados na Região. Você sabe que temos perspectivas mais a frente com o Porto do Açu, que vai andar e vai acontecer, com todos os problemas do Eike Batista. Macaé é outro polo dinâmico em termos de geração de empregos com altos salários, mas a nossa juventude não está sendo preparada para ocupar estes bons empregos. Então eu quero colocar a educação novamente como prioridade na minha política.

Blog: Senador o senhor está em um município eminentemente agrícola, que também explora a pecuária de corte e leiteira e o turismo. Qual a sua mensagem para esta Região?

Lindberg Farias: Olha, eu quero fazer um governo mais perto das cidades. Estou propondo introduzir uma coisa agora, porque veja bem: a reclamação em todo lugar que eu vou é que as pessoas dizem: "Olha Lindberg, o orçamento é  todo  gasto no Rio de Janeiro". Mas, nem é sempre no Rio. É numa parte do Rio de Janeiro na Zona Sul e na Barra da Tijuca. Então, a gente está querendo construir uma coisa diferente: fazer um orçamento por Região. Então na Região Norte, nós vamos ter um orçamento do Estado na Região Norte. Na Região Noroeste, nós vamos ter um orçamento do Estado na Região Noroeste para poder decidir as prioridades com os municípios e com a população de cada lugar. Então, eu acho que essa é uma diferença grande , porque hoje se você fala em governo do Estado você pensa em distância, pensa em um Governo lá no Palácio Guanabara completamente distante dos municípios, completamente distante do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Blog: É importante então uma bancada forte que lhe apoie para realizar estas mudanças?

Lindberg: É importante ter uma bancada forte sim. Eu estou aqui com a nossa Carla Machado que vocês sabem foi prefeita de São João da Barra, tem uma grande influência na Região toda porque todo mundo  admira o trabalho que ela fez lá. Eu sei que ela vai ser eleita com uma grande votação e vai ser a deputada ali para batalhar para a Região.

Blog: Senador me permite então fazer uma pergunta a Carla Machado?

Lindberg: Pode fazer.

Blog: Carla, você se sente à vontade aqui nesta terra?

Carla Machado: Com certeza Paulo Noel porque minha origem é daqui, o meu sangue é do sertão, minha mãe foi nascida aqui e eu tive a oportunidade de ser secretária de Educação do município quando ainda São Francisco pertencia a São João da Barra. O povo daqui é um povo irmão de São João da Barra é só atravessar o Rio ali em Gargaú e já está em São João da Barra e a gente recebe todos com muito carinho.

Blog: Senador. Depois que começou a campanha esta é a primeira visita de um candidato ao governo do Estado do Rio a São Francisco de Itabapoana.

Lindberg: Eu espero voltar, porque a gente de fato quer priorizar o interior. Acho uma visão equivocada governar o Estado do Rio para o Rio do cartão postal. Temos que olhar para todas as vocações econômicas, temos que estimular a agropecuária, temos que fortalecer a EMATER, temos que chegar mais perto dos produtores rurais, da agricultura familiar. Então eu quero estar mais perto agora na campanha e como governador também

Blog: Para terminar. Qual a avaliação que o senhor faz da caminhada pela principal Avenida da cidade de São Francisco?

Lindberg: Foi muito boa. Existem as pessoas querendo conhecer, saber as propostas. As pessoas sentem que há um caminho novo. Eu acho que é isso. Há um cansaço na política hoje no Rio de Janeiro, o PMDB e o Garotinho que é candidato também a governador, mais já foi. Acho que vai prevalecer neste momento uma proposta nova, um caminho de uma nova política para o Estado do Rio de Janeiro.

Blog: Obrigado e boa viagem de retorno ao Rio.

Lindberg: Eu que agradeço meu irmão a sua generosidade de estar aqui entrevistando.

Blog: Visitou a cidade, o Blog está aqui para entrevistar, todos os candidatos.  



Nenhum comentário: